Dirigir em Israel é praticamente o melhor dos mundos. As estradas de Israel têm 2 sentidos. O que vai e o que volta. E eu não estou brincando. Qualquer um acostumado ao trânsito do Brasil, do Egito ou mesmo da Índia vai achar que chegou ao paraíso e esqueceram de lhe avisar. Olha como ela é do início ao fim:
Estrada para Jerusalém. |
Pois bem...Jerusalém fica há 1 hora de Tel Aviv. E o Mar Morto fica um pouco menos disso. Ao menos seu início.
Existem dois tipos de estrada para se chegar a Jerusalém. Uma que eu considero ir mais pelo "interior" do país aonde se vê muita floresta, montes e asfalto. E a outra que é de uma beleza estupenda que passa por todo Mar Morto e se você descê-la até o final irá parar em Eilat.
Pois bem...qual você prefere ? Eu não tenho duvidas. Ah sim ! A foto acima é da primeira opção de estrada. Porém , já num trecho que é praticamente impossível não entrar se quiser chegar em Jerusalém.
A estrada para o Mar Morto é de uma beleza única. Não só pelo próprio mar Morto como também pelo que você vê ao longo do caminho. Camelos (sim, eles existem e estão por toda parte) , comerciantes, postos de gasolina, kibbutz, indústrias de lama negra, spas, fronteiras com a Palestina...
Pára Tudo ! Você leu direito sim. Não vou repetir.
Camelo ! Não sente nele. Seu dono virá correndo para cobrar pela corrida. |
Pois bem, no meio do caminho existia um posto de gasolina. E lá paramos para fazer um pit stop e recarregar as baterias. Ao seguirmos caminho...Palestinos cruzaram nosso caminho em plena Israel. Pode isso Arnaldo ? Pois é, pode.
Como eles eram ?
Eu não sei. Só tive tempo de ver um bando de arroaceiros, acelerando o carro nas últimas, com a cabeça de fora, segurando uma camisa e gritando. Me passou a enorme sensação de: " Esta região aqui é nossa , vai se foder que eu faço o que bem entendo. Beijos e não me liga. Uhulll !" E foi isso.
Estávamos definitivamente em Israel. Na estrada inclusive no trecho havia uma placa escrito : ATENÇÃO Fronteira com a Palestina ! Proibido cruzar para o outro lado.
Não precisa desenhar né ? De qualquer forma...apesar de eu estar com vontade sim de saber o que tinha do outro lado...não poderia ir dessa vez por alguns motivos. Shaul é judeu e nosso carro tinha assinado em contrato que só teríamos permissão para andar em território israelense. Pelo fato do Shaul ser judeu resolvemos não pagar pra ver o que aconteceria se pisássemos do outro lado do mapa. Foi melhor assim. Quem sabe numa próxima vez ?
Estrada no Mar Morto. A coisa tá começando a ficar boa. |
Saindo do posto de gasolina e seguindo por mais uns 40 ,50 minutos é possível avistar um cruzamento sem placas. É um dos raros cruzamentos em que não há qualquer sinalização para aonde você está indo.
Pois bem , vire nele a esquerda. Motivo ? TESOURO ESCONDIDO *.*!
Ali do lado esquerdo da pista encontra-se um lugar que você jura ser muito chinfrim. Pois não é. Ele é o Mineral Beach Spa. Um spa RUSSO que cobra 50 shekels por pessoa para entrar. Não vá nos demais em Ein Gedi. Motivo ? Eles cobram em torno de 200 à 300 shekels para fazer a mesma coisa que no Mineral Beach Spa. Incrível como as coisas inflacionam né ?
Eu vou ficar devendo um ponto mais preciso para virar na estrada (mas é que o posto de Gasolina a caminho do Mar Morto e de Ein Gedi é realmente único ,ainda mais com os camelos por perto). No entanto, eu tenho a foto da entrada dele se facilitar um poucoa vida de vocês.
Mineral Beach Spa. O spa russo. Não vá para o Mar Morto sem ele. |
Pois bem, pagou 50 shekels pode entrar e ficar a vontade por lá. O que se tem para fazer num spa ? Relaxar, oras. E em grande estilo.
O Spa é composto por uma grande área para as pessoas se trocarem , uma piscina aquecida já com água do mar Morto e um trecho de terra suficiente do Mar Morto para muitas pessoas ali tomarem banho de lama e depois se limparem no mar se conseguir.
O ritual do banho de lama negra:
Este era o caminho que você percorria até o mar. Repare como ele parece ser super normal.
Aparentemente pacato e sem grandes supresas. Entrada para o Mar Morto dentro do Spa. |
Depois de caminhar em torno de 2 mins. até ficar bem perto do mar você se depara com 2 latões de lixo. Um chuveiro uns 300 metros distante do latão e...bom...pessoas negras de lama. Pois é rs. Mãos à obra !
É exatamente assim que funciona. Você vai em direção ao latão , mete o mãozão e se pinta. Pode começar a passar tudinho no corpo. Faça bom proveito rs. Divirta-se. Olha o resultado disso rs:
Isto é só o começo. |
Tá quase ficando bom rs... |
A-há! Agora sim ! |
Sentiu o drama rs ?
E como faz para tirar ? Nãooooo , calma ! Pera!
Depois que você passou a lama negra no seu corpo INTEIRO é hora de mofar. Isso aí. Você vai ficar pelo menos uns 20 mins. com ela no corpo. Por que ? Oras , por que ...pra ela fazer efeito !
Você literalmente está economizando horrores na dermatologista. Ao invés de fazer uma limpeza de pele que pode ser dolorosa e com um mal cheiro de álcool horrível venha para o Mar Morto. Indolor. Relaxante, e você sai de lá com 20 anos a menos no corpo rs. Maravilha Israelense.
O que fazer depois de 20 mins ? Bom...você pode torrar mais se aguentar...e você não irá...e então , você pode ir pro mar.
CUIDADO !
O Mar Morto tem essa cor estupefata devido a maior quantidade de sal encontrada do planeta em suas águas. Lá não há peixe que sobreviva ou qualquer outra espécie de vida. Daí o nome.
Com isso...você jamais conseguirá mergulhar. No máximo boiar por lá. Também é difícil de andar ou fazer qualquer coisa ali.
O perigo está no seguinte...a alta salinidade faz MUITO mal aos olhos. Nem mergulhando a cabeça de olho fechado você escapa. E arde MUITOOOOOO.
Não bastasse isso...aquela água tem propriedades curativas. Significa que você irá sentir dor em todo seu corpo em orifícios que você nem sabia que existam. Pois o mar irá naturalmente cicatrizar e curar todos os lugares possíveis e impossíveis.
Arde, arde sim. Bastante. Mas depois você acostuma. Dá pra sobreviver sim.
Esta é a cara da água do Mar Morto. Pelo menos câmera digital não arde ao mergulhar rs. |
Quando você entra num lugar como esses definitivamente você não tá nem aí se vai arder... |
Pois bem, depois do banho no mar morto...faça o que bem entender. Tome outro banho de lama, vá pra piscina, vá de novo ao mar...divirta-se! E ainda por cima saia de lá feliz. Você está curado e protegido de qualquer doença de pele tranquilamente pelos próximos 15 dias no mínimo.
Atenção de novo:
- Não passe a Lama no cabelo. Vai demorar uns 15 dias pra ficar bom de novo. É...eu cometi esse erro. Ele super fica com aspecto de palha.
Para o Mineral Beach Spa é recomendado que se leve algo para comer , não tem nada ali pra vender. E eu acho isso muito típico israelense. Afinal de contas, você pagou para ir ao Mar Morto e ao Spa e não para comer, correto ?
Bom, depois de passar um tempo ali é hora de seguir para o melhor lugar para se curtir o Mar morto:
Ein Gedi.
Apesar de parecer no mapa que Ein Gedi fica muito depois de Jerusalém , não é tão longe quando parece. |
Ein Gedi fica há uns 30 mins. do Mineral Beach Spa. É um lugar bem famoso e conhecido em Israel.É uma região de hotéis de luxo devido aos spas e ao potencial do Mar Morto. Mas também existem belos atrativos turísticos gratuitos por lá. Vale a parada.
Eis o que você verá em Ein Gedi. Pra mim é um daqueles pontos que eu passaria 1 ano olhando e ainda assim não enjoaria e pediria mais.
Pare de ler alguns minutos e respire. Respire fundo e deixe seus pensamentos irem embora. |
Pois é...pra mim este foi o ponto auge da viagem. Mas puxa, ainda nem começou ! Pra mim já valeu TUDO. Até então paisagens assim pra mim eram coisas de filme ou do Caribe. Nunca vi nada igual. O tempo que passei ali em frente foi pouco, muito pouco perto de tamanha beleza. Pensei 500 vezes em atravesar a ponte e me jogar no mar.
Além disso, lá é possível encontrar uma lanchonete com umas estátuas legais de romano e piratas que vale a fotografia. Em especial por sere parentes meus, piratas. É claro XD !
Acho que ele não gostou muito não. |
O coraçãozinho foi o melhor! |
Eu quero um carro dessa cor pra mim ! |
Tirando o Fast Food do Pirata , ali em Ein Gedi é possível encontrar uma revenda autorizada da Ahava. Ahava é a marca que é autorizada a licenciar e vender todos os produtos do Mar Morto a base de lama negra e de seus sais minerais. Ela possui uma enorme indústria nas redondezas aonde é possível marcar uma visita. E fora isso ali em Ein Gedi também existe uma reserva natural aonde é possível tomar mais banho e ver a fauna e flora da região, mas não cheguei a visitar a reserva.
Acima, logo na primeira foto , a sacola que carrego já é da Ahava com lama negra pra levar pra casa e outros kits. É uma opção excelente para presentear mulheres. Uma vez que em nosso país tradicionalmente machista, estas coisas de cuidar da pele e ser uma pessoa saudável não são coisa de homem. Uma pena...em qualquer spa desses em Israel você vê tanto homens quanto mulheres usufruindo de todos os benefícios que um lugar desses tem a oferecer.
Tendo aproveitado tudo o que o mar Morto poderia nos oferecer era hora de rumar para Jerusalém.
Agora não é hora de pensar em Eilat. Vamos em frente! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário