Falar de Israel é sempre muito controverso. É um país riquíssimo culturamente, polêmico religiosamente e ao mesmo tempo que é super moderno e sustentável consegue ser retrógrado ao fazer da Lei , hábitos e costumes descritos na Torah de mais de 5 mil anos atrás.
Não entendeu ? Vamos aos poucos...por que tem muitoooo pra ser falado e tenho certeza que não esgotarei o assunto.
Por que eu resolvi ir pra Israel?
1º - Há anos que gosto muito do power house israelense. Aqui no Brasil , conhecido como tribal house ou hoje em dia house (mas aí isso já pode ser quase qualquer coisa diante de sua tremenda popularidade e comercialização graças a David Guetta e outros nomes). Meu gosto pela música israelense tomou proporções que eu mesma a princípio nunca imaginei que tomaria, mas por fim virou uma coisa meio Almost Famous. Se não viu, assista. É um bom filme acima de tudo. E por toda minha paixão e amor pela música israelense acabei por conhecer muitos produtores musicais, DJs, artistas entre outros. E gente de peso lá em Israel. Devido a tudo isso estava eu sempre louca de vontade para conhecer aquela terra e descobrir daonde vem tamanha criatividade e bom gosto. Estou pra ver quem não ame música árabe ou hebraica em versões dançantes , principalmente as cantadas em hebraico. Acho que para nós brasileiros deve ser uma sensação parecida quando estrangeiro vem pra cá e se encanta com chorinho e samba.
2º - Das coisas inesperadas da vida...uma amiga minha resolveu da noite pro dia que iria pra Israel pagar uma promessa religiosa. Se foi da noite pro dia eu não sei, mas foi assim que recebi a notícia. Na mesma hora pensei: Vamossss !!!
Pára. Volta o filme. Vamos deixar a coisa mais clara...
Uma amiga minha me chamou para ir no vespeiro religioso que é Israel para pagar uma promessa religiosa. Significa ? VAMOS AGORA !
E os homens bomba ? E os judeus e os árabes e os muçulmanos e os islamistas ?
Bom eu só comecei a pensar sobre isso de verdade quando estive em Jerusalém. Mas isso fica pra depois.
Resultado ? Alguns reais no bolso , uma estimativa de R$ 5.000 para toda viagem de 15 dias e lá vamos nós.
Passagem aérea com antecedência : Air France - R$ 2.500 em setembro 2011. Quando iria viajar ? Janeiro/Fevereiro 2012.
Sim, existem outras opções mais baratas para se chegar em Israel. Mas numa boa ? Um atendimento " tipo Varig" faz as coisas mudarem muito de perspectiva. E o outro fator é que eu acumularia milhas o bastante para num futuro próximo viajar de graça por aí.
E foi isso. Foi isso que me levou a Israel. A música e a religião. De verdade ? Nem os israelenses entendem como essas duas coisas podem andar lado a lado.
Mas sim, é possível. Procurem ouvir Ze Sheshomer Alay na versão de Offer Nissim e entenderão do que falo (ok, também é super válida a versão de Sarit Hadad da década de 90). É uma música com uma passagem do al corão que diz basicamente "Nós que aqui estamos por vós esperamos." E que também tem um outro significado, algo como: se nos unirmos alcançaremos o que desejamos (em termos espirituais e de melhorias para todos)."
Bom...nem é preciso falar que os ortodoxos em Israel quiseram tacar pedras em quem fez a composição né ? Tudo por que musicar religião (que não agrade aos ouvidos alheios) é pecado no último. Mesmo quando é uma música que procura incentivar a paz entre os povos. (Vai dizer que você não pensou ainda no Brasil ? Não somos assim tão diferentes dessa gente, vai por mim).
Bom...e lá fomos nós. Eu , a música ,a religião e minha amiga.
Minha amiga que tem descendência árabe e eu judia.
Significa...
(estou dando um tempo para você se recuperar da sensação de ficha caindo em 3, 2 ...)
Ok, acho que agora você está começando a entender a gravidade da situação como um todo.
Mas o que interessa é que árabes e judeus até hoje convivem juntos em Israel e na Palestina (sim, lá mesmo.)
Let's Go...
Você já viajou para o exterior ? Bom, até aí não há grandes diferenças. Você vai , entra na sala de embarque, dá toda documentação , embarca, entra em modo sardinha on (a menos que você seja um dos ricos de 1ª classe) e desce...EM PARIS !!! Sim , eu fiz conexão em Paris.
PÁRA TUDO !! O que é o aeroporto de Paris !?!?!?
Meu deus !!! Eu já tive a oportunidade de sobrevoar Paris de madrugada, é algo lindo de morrer...se você achava banal ela ter o nome de Cidade Luz...tenho certeza que irá rever seus conceitos 10 vezes.
O aeroporto de Paris inicialmente parece muito sem graça e frio...até começar a circular pelas salas de embarque. Não existem apenas souvernires , existem perfumes e outras lembranças riquíssimas que certamente virariam um bom presente por aqui. Vontade de comprar tudo now. Tudo repleto de luxo, glamour e acessível para todos os bolsos, nunca tive essa sensação em nenhum outro lugar. Ou seja...eu comecei a ficar preocupada achando que meu dinheiro iria acabar e eu sequer tinha chegado a Israel.
Ah é ! A gente tá falando de Israel né...
Respira fundo e hora de desapegar...vamos em frente que tem muitoooo pela frente.
Pois bem, depois do maravilhoso pit stop no Charles de Gaule (CDG) é hora de seguir em frente. Ou quase.
A Air France é pontualíssima. Mas lembre-se estamos entrando em Israel.
Significa...
Setor de Imigração (porta de entrada para Israel) : Em diversos guichês você encontra soldados do exército israelense.
E bom...nos USA perguntam o que você vai fazer e aonde vai ficar.
Em Israel:
- É sua 1ª vez aqui ?
- Por que você resolveu vir para Israel ao invés de ir para Europa ou pros Estados Unidos ?
- Você é religioso ? Tem alguma religião ?
- Você conhece alguém em Israel ? Tem certeza que você não está mentindo ?
- Aonde você vai ficar ? Quantos dias ? E por que neste hotel/albergue/ etc e não em outro lugar ?
- Por que você quer rodar Israel ?
- Por que você vai ficar 15 dias em Israel ?
- Fale-me o que você sabe de Israel.
E por aí vai...
Forte sugestão ? Negue todo e qualquer envolvimento que você possa ter com religiões e com conhecidos em Israel. Se não negar ? Bom..você pode começar a se preparar para justificar por que é da religião X ou Y. E fornecer endereço, telefone , nome, grau de parentesco entre outros lá em Israel. E tenha certeza...se você não fornecer eles encontrarão.
Depois disso...
Bem-Vindo a Israel ! \o/
Nenhum comentário:
Postar um comentário