Cesaréia - A Cidade que nunca foi de César
Pois é, você deve estar se perguntando até agora ...COMO ASSIM !? Vou explicar.
Pra falar a verdade depois de ver esta foto você nem quer mais saber de explicação que eu sei. E eu peço desculpas pela falta de tempo para tirar o carro da imagem. Até daria pra fazer no Photoshop mas iria levar um tempinho. Tempo este que eu poderia estar escrevendo. Voltando.
Cesaréia é uma cidade que fica há 40 minutos de Tel Aviv sentido norte. Fica um pouco antes de Haifa. E foi construída por Herodes, na região da Judéia. Ali era um importante porto marítimo que era abastecido pelo aqueduto acima da foto. Seu esgoto corria de forma subterrânea e desembocava no mar. Bem semelhante ao que acontece em alguns lugares do Rio de Janeiro ainda nos dias de hoje.
Chama a atenção o fato que Poncios Pilatos chegou a ser prefeito da Judéia. Não tenho certeza se possuo fotos mas, existe uma inscrição em um antigo teatro de lá, descoberta pelo historiador judeu Flavio Josefo que diz o seguinte:
TIBERIEUM
PONTIUS PILATUS
PRAEFECTUS IUDAEAE
Nada mais é do que em homenagem a Tibério , Poncius Pilatos, prefeito da Judéia, criou este teatro.
O Teatro Romano de Poncius Pilatos. |
O Teatro Romano de Poncius Pialtos. |
E quem raios era Tibério ? Tibério era enteado de Augusto e após sua morte, assumiu o trono como Imperador. E como descendia do pessoal ligado a Cesar etc...colocou em seu nome como imperador Tibério Cesar.
Mas novamente , nada em Cesaréia, leva a César. É apenas uma cidade, oras! Muito importante diga-se de passagem.
Dizia o ditado popular que quando a Cesaréia está em alta Jerusalém está em baixa. E quanto Jerusalém está em alta a Cesaréia está em baixa. Isto acontecia por ser reflexo dos movimentos migratórios da época.
Além disso, a Cesaréia foi palco da 1ª Grande Revolta Judaica (num total de 3). Guerra. Pois é !
Na época de Herodes, toda região da Judéia pertencia ao Império Romano. Um belo dia, devido a tensões religiosas (não diga!) estarem em desacordo com o alto pagamento de tributos começaram a protestar e ameaçar cidadãos romanos. Até que o imperador romano Tito , deu fim as revoltas aniquilando o centro delas que era em Jerusalém!
E hoje ? Hoje a Cesaréia é um sítio arqueológico patrimônio da humanidade pela Unesco. É um lugar belíssimo e extremamente bem conservado. Nele é possível enxergar toda grandiosidade e obra de Herodes. E mais uma vez você se questiona do por que pintarem Herodes como aquele cara que manda matar criancinhas. Talvez realmente tenha ocorrido. Mas fato é que por um outro lado, o cara era brilhante. Mezada, Cesaréia...por onde ele passava sua genialidade ficava impressa até os dias atuais. Poucos conseguem tal proeza.
O castelo que virou sítio arqueológico. |
Veja na placa como era o local atual. |
Sim, uma referência a medusa. |
Era aqui que passavam os esgotos na época. |
ORIGINAL! |
Shirley, uma grande amiga. |
Por fim, o único motivo que me levou a Cesaréia foi o seguinte: um presente =)
Em Israel , conheci amigos do meu pai. O Alon e a Shirley. E saímos algumas vezes por Tel Aviv. No meu último dia, já sem a Stephanie que voltara antes para o Brasil , o Shaul e a Ainara seguiram viagem para Qeturah e eu fui conhecer a Cesaréia. Por este motivo, desconheço o valor da entrada do parque arqueológico. Recomendo. É um belo passeio. De uma beleza sem igual.
Com Alon e Shirley. |
Só sei de uma coisa. A Cesaréia vai deixar saudades. Eu volto! |
E é isto. Isto é tudo que trouxe de Israel. Uma imensa vontade de voltar muitas e muitas vezes. Um país absurdamente fascinante, repleto de coisas a se descobrir e que diz muito sobre o mundo em que vivemos. Uma viagem espiritual , mental e humana sem tamanho.
Se você tiver um dia oportunidade de ir a Israel , vá ! Não pense duas vezes, não tema os conflitos , não ache que e se...vá. Não olhe pra trás. E faça alucinadamente tudo como se fosse a última vez. Valerá cada minuto, cada segundo. Você nunca mais será a mesma pessoa. Certeza!
Este não é o fim. É apenas o começo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário