terça-feira, 2 de julho de 2013

Israel - Masada מצדה


 Bom...depois de todo choque por conta do Campo Minado seguimos de fininho rumo ao próximo destino no meio do Deserto de Negev: Masada

Masada é um lugar que põe por água abaixo diversos mitos bíblicos e gera um sem fim de questionamentos históricos e religiosos. É também um lugar de extremo fascínio por toda sua rica história viva e diversos significados há bem mais de uns 2 mil anos. 

Vamos aos fatos!

1 - Há um bom tempo atrás quando Cristo não era nem proótipo de gente viviam ali um rei e sua populaç ão Palestina. Este rei era Herodes. Simmmm, aquele cara super controverso que matava criancinhas com até 2 anos de idade para acabar com Jesus assim quando nascesse.

A Maquete com a ideia original de Herodes.
 
A idéia de povoar o deserto surgiu de uma tacada militar. Herodes com medo de uma invasão do império Romano decidiu que teria que alertar que aquele deserto (este trecho que acompanha o Mar Morto até o final sul é mais comumente chamado de Deserto da Judéia) era dele e dos palestinos e ninguém mais metia a mão.

Como ?

Decidiu fazer dali um ponto estratégico. Resolveu construir uma cidade. E de lá fez uma espécie de base/cidade para poder vigiar uma suposta ação do império Romano naqueles tempos. Sem falar que o acesso a cidade era dificílimo. Seria necessário subir a pé , até se chegar no alto de um platô. O que dá algo em torno de 6.5 KM pelo lado sul e oriental na trilha do Caminho da Cobra, para se chegar ao topo de seus 550 metros. 

Então...este é um trecho bonito da trilha antiga. Aonde você podia enxergar aonde estava pisando. Ao fundo aonde você não sabe o que é deserto e o que é trilha é onde começa a longa caminhada pelos 6.5 km rumo ao topo. Disposição pouca é bobagem.

 Sim , ainda hoje é possível fazer este percurso a pé.

O caminho vindo do norte e ocidental no presente momento encontra-se proibido o acesso. Ele tem aproximadamente 4.5 KM de extensão.

2 -  Aqui um ponto controverso. Ouvi 2 fatos diferentes sobre a mesma idéia. Entre 1947 e 1948 antes da criação efetiva do Estado de Israel alguns judeus resolveram se matar como forma de resistência e dizer que aquele território em hipótese alguma pertenceria aos Palestinos. A parte contraditória é que já ouvi falar que tal fato ocorreu ainda em tempos remotos com a possível invasão de Roma à Palestina e então judeus se suicidaram como forma de resistência. De qualquer forma...a idéia é a mesma.

Para não restar dúvida a quem pertence.


3 - Desde 2001 Metzada (é como se pronuncia em Hebraico) é patrimônio histórico da humanidade pela UNESCO. E devo dizer...que fizeram um bonito trabalho de conservação. Vale a visitação. Em Fevereiro 2012 custava 75 Shekels para entrar. Ali tem um enorme estacionamento e ...

RELAXA. Você não precisa subir 6.5 KM a pé. É possível pegar um bondinho superior ao do Pão de Açúcar e chegar ao topo. UFA! Agora sim...

O que vale a pena do local ? 

O que eu chamo de milagre israelense. É um local que em boa parte de seu território está intacto à ação do tempo, e é possível realmente ver como era toda fortaleza construída por Herodes, a casa dos ricos, a dos pobres, o banheiro, a casa de um político ,a casa de um militar , lugares aonde ocorreram guerras (até as cruzadas!), objetos utilizados etc... tudo mas absolutamente tudo está extremamente bem conservado. E bom...A VISTA! 

Divisão de Cômodos de uma moradia provavelmente equivalente a classe média. O piso ainda é o original da época.

Parece mas não é o mesmo lugar da foto acima.

Casa de Banhos Romana. Abaixo todas as imagens do que sobrou do lugar hoje. Ainda é possível identificar as partes deste desenho.




Banheiro.






Não tem como você não querer tirar uma foto com o arco-íris e o mar Morto ao fundo! É muito lindo! Sem falar na enorme sensação Google Earth que você tem ao poder observar com precisão o recorte do mar , do deserto e seus contornos...






Vale a visita. 

Meus amigos estavam meio de saco cheio e acabamos ficando algo em torno de 1 hora e meia. Eu como gosto de história antiga e arqueologia ficaria bem mais até esgotar sua plenitude.

Um aviso: Como é um local nitidamente turístico e histórico a lojinha local é CARA. Mas se você tá com grana no bolso ou morrendo de fome não pense duas vezes.

Próxima Parada: Eilat!


Nenhum comentário:

Postar um comentário