A idéia do post veio de uma amiga minha. Resolvi adotar a sugestão e ir em frente. Eu não acho que seja a pessoa mais indicada mas, vamos lá.
Acho importante ter em mente a quantidade de dias que se pretende viajar. E outro item bem importante a se pensar: Você terá condições de lavar sua roupa ao longo da viagem ? Se sim, metade do peso dela vai pro espaço e daí o ideal é esporadicamente lavá-las para não ficar pelado rs. Se não...bom...vamos ao método que eu considero mais seguro.
Eu faço da seguinte forma : Quantidade de dias que vou passar num lugar x 2.
Considero que de manhã uso um tipo de roupa e de noite outro. Tenho em vista que normalmente conseguiria ter algum momento lá pro final do dia pra passar no albergue/camping/hotel etc. e daí tomar um banho rápido para ir jantar ou depois até ir pra night/balada. Sim, eu sei que na prática normalmente isso não acontece. Mas seguro, morreu de velho.
Obs importante 0 (vem antes 1 na minha contagem): Consulte a previsão do tempo do LOCAL que você for visitar em torno de 1 a 2 semanas antes TODOS OS DIAS. Isso irá indicar que tipo de roupa levar. Acredite...no verão faz 40 graus em Buenos Aires e 10 graus na Terra do Fogo. E você está falando do mesmo país...frio em Nebraska-USA é -18 e em NY é -13 mas em Miami por exemplo pode ser algo entre 0 e 10 graus (o que é outra coisa!). Então assim...isso faz todo tipo de diferença ao pensar na sua mala.
Obs importante 1: Se você decidir ir pra balada, procure saber com as pessoas locais como é o esquema. Por exemplo: Em Israel, assim como no Rio de Janeiro, com qualquer roupa você entra e tá bonito. Em NY e na Europa : Você só entra de traje social (vestido para as mulheres e terno ou blazer para os homens) e devidamente acompanhado. Sim, se você não estiver em casal não pode entrar. Tem muita gente que espera horas na porta a procura do seu "par perfeito" pra poder entrar na boate.
Roupas íntimas: Mesmo cálculo. Quantidade de dias x 2. Agora, se você é dessas pessoas que usa muito mais do que duas peças ao dia...adapte as contas.
Eu conheço muita gente que leva apenas 2 ou 3 peças de roupa íntima e fica usando e reutilizando durante diassss. Posso dar um conselho ? Pare com isso agora! Faça isso pela sua saúde e por você. E caso você acabe indo pra cama com alguém...será um tanto quanto constrangedor precisar de um banho na hora H. Acredite...mochileiro sim, chiqueiro jamais! E pense em primeiro lugar na sua saúde. É ela que vai te dar condições de fazer uma viagem linda e bela do início ao fim.
Necessáire:
Adoro chamá-la de "Necessairia" hahahaha, pura brincadeira mesmo. Separo ela em duas etapas: higiene e primeiros socorros. Sim...pq julgo tão necessário ter remédio quanto pasta de dente...(mesmo que o nome ou a combinação de necessáire acabe ficando meio infame).
--> FAÇA UMA LISTA E VÁ RISCANDO OS ITENS QUE JÁ ESTÃO NA MALA.
Higiene Pessoal:
Tudo que você achar que deve na quantidade aproximada de dias que você for ficar. Pra quê levar meio litro de Shampoo pra passar 1 semana em Ilha Grande ? 200 ml dão bem para 15 dias ... E daí você coloca na cabeça o seguinte, quanto menos exagero ,menos peso, mais praticidade e melhor fica de carregar sua mala/mochila pra cima e pra baixo.
FAÇA UMA LISTA E VÁ RISCANDO OS ITENS QUE JÁ ESTÃO NA MALA. Acredite...isso vai salvar sua viagem. Ou pelo menos seu bolso. Não sei vocês mas eu já passei muito pela situação de esquecer o desodorante, a escova de dente,cotonete, gilete...entre outros...
Saúde/Primeiros Socorros:
Camisinha, itens similares a camisinha (DIU, pílula etc...), band-aid, água oxigenada, água boricada,merthiolate,anti-inflamatório (pode ser de dente e de corpo. E não são a mesma coisa.), aspirina, esparadrapo, pomadas contra insetos, protetor solar, loção pós-sol tipo Caladryl ou Calamed (JAMAIS ESQUECER ESTE) , esparadrapo e gaze (se você achar útil ou que precise mto), entre outros que julgar necessário.
FAÇA UMA LISTA E VÁ RISCANDO OS ITENS QUE JÁ ESTÃO NA MALA.
Ok, já deu essa frase em amarelo eu sei. Mas é pra não esquecer mesmo. Pq sempre falta algo.
Eletrônicos:
Leve aqueles que são indispensáveis para seu objetivo final. Se é só registrar momentos talvez a câmera do celular ou uma câmera digital comum dêem conta do recado. Agora...se você é como eu...você vai querer ter uma Go Pro pras aventuras radicais, uma Nikon (é, eu sou do time da Nikon rs) para fazer fotos profissionais e amadoras e captar distâncias ,criar imagens etc que uma câmera comum não é capaz de fazer e ainda vai querer ter uma que vá embaixo d'água por que vai que...e de quebra vai querer ter umas 2 ou 3 sobressalentes em caso de Murphy Ataca!
Vai dizer que você nunca ouviu falar sobre a Lei de Murphy ¬¬ ? Se a resposta for não...ahhhh procure pela internet. Dessa vez eu não vou linkar isso aqui pra você. É muito óbvio rs.
Além deles, inclui aí o iPad ou Laptop se você não vive sem ou se quer ter privacidade e talvez até armazenar suas fotos e vídeos do dia. Só tenha em mente que se o intuito é viajar é hora de se desligar do trabalho. Force-se a usar isso aqui apenas pra lazer.
Sobre eletrônicos cinco coisas que considero fundamentais:
- Descubra se aonde você está indo é possível ter uma tomada para carregar o que for.
- Leve uma régua de tomada. É...daquelas de 3 ou 5 tomadas. Acredite, você não só carregará tudo que precisa como também fará amizade rapidinho com a galera compartilhando a energia alheia rs.
- Leve sempre de 1 a 2 baterias extras pq acredite...passeios longos são campeões de acabar com a bateria da sua câmera e daí na hora H... pfiuuuuuuuu. É...você não vai registrar o momento mais alucinante da viagem.
- Tenha um adaptador universal. Você nunca sabe em que tipo de tomada irá parar , voltagem etc...na Argentina é mto fácil achá-los e em aeroportos também. É possível achar em lojas de eletrônicos, brechós e camelôs na maioria dos lugares.
- Sinta o peso da bagagem. Não parece nada...mas depois de longos percursos caminhando ou fazendo atividade física carregar uma Nikon no pescoço pode ser uma tortura. E daí você vai passar a ter raiva de cada turista que anda feliz por aí com uma câmera digital comum pra cima e pra baixo mais leve que pluma.
Mala x Mochila
Post clássico de Blog de Viagem. Eu não sei...eu realmente não sei o que aconselhar. Fica a seu critério. Eu costumo viajar com mala. Por quê ? Por que eu já tive problema de coluna no passado e tratei. Mas não quero dar mole de voltar a ter alguma coisa , ainda mais no meio de viagem né.
Mesmo sendo as vezes um pouco constrangedor, chato, com falta de espaço pra ficar em albergue etc...minha mala está sempre comigo.
Como eu escolho a minha mala ? Sempre de uma cor berrante ou um motivo muito viajante. Motivo: Fácil de localizar , difícil de roubar. Então não tenha vergonha, compre uma mala laranja, com desenhos da disney, de oncinha,zebrinha ou o que for...você vai se livrar de um stresse sem tamanho. Ao menos...nunca passei perrengue com mala.
E sobre a Mochila...se liga na questão de peso. Não é bonito a longo prazo você virar o Corcunda de Notre Dame. É...eu sei que em 1 viagem ou em 1 mês você não sentirá diferença. Mas com o passar dos anos...pense bem. Ou coloque mto pouca coisa de modo que não pese e deixe sua viagem sadia.
Junto com a mala eu costumo levar uma Mochila de Ataque. É uma mochila menor que aguenta o mínimo necessário para se passar um dia. Daí eu coloco 2 Litros d'água (aprendi com os canadenses que levar água pra cima e pra baixo é fundamental), câmeras que eu vou usar (se eu não vou pra praia não levarei a que vai embaixo d'água), uma toalha ou canga (se o tempo for pra isso), protetor solar, remédios de primeira emergência (aspirina, água oxigenada,anti-inflamatório) , caderno e caneta, endereços daonde eu estou hospedada e para onde é meu destino (sempre é útil quando a língua é uma barreira) e mapas (do Google Maps mesmo) impressos ou as dicas do que fazer de imperdível em tal lugar. E claro! Passaporte e dinheiro.
Sobre Dinheiro:
Jamais levo tudo no mesmo lugar. E se roubarem ? E se perder ? Pois é...eu espalho tudo ao máximo. bolsos de mochila, calça, dentro do tênis, dentro de caderno , dentro da carteira etc. Já me salvou certa vez ue fui roubada na Argentina. Eu ainda possuía 900 dólares que me fizeram concluir a viagem sem perrengue.
Se eu uso VTM (aqueles cartões de saque de viagem) ? Olha...já usei...é cômodo e prático até certo ponto. Pelo seguinte:
- A cada transação você está perdendo U$ 2.50 (ao menos o que eu usava).
- Raramente você tem a opção de consultar o saldo se não passar necessariamente por um caixa eletrônico. Ou seja: Zero de Controle. E quem não se controla ao longo de uma viagem extensa e cara...é...tá ferrado. Eu já me ferrei muito por aí. (Mas não só pelo uso de VTM)
Cartão de Crédito ? Em geral eu levo sim. E só uso em última instância. O que eu defino de última instância ? Morte, caso grave de saúde, passar fome, ficar sem teto. Se não é isso ... ahhhh meu filho acostume-se a viver com menos. Afinal foi você que escolheu fazer aventuras ou mochilar por aí né. Tudo tem seu preço, se não está disposto a pagá-lo, não vá. E é um bom conselho isso.
Quando eu uso o cartão de crédito e estou fora de perigo ? Quando já estou no último dia de viagem e estou indo pro aeroporto ou sei que só irei rodar a cidade e posso me dar o luxo de fazer uma comprinha ali e pegar direto o avião.
BOM CONSELHO: Antes de começar sua viagem , guarde um dinheiro em reais para voltar pra casa. Daí você pode ir despreocupado se vai gastar tudo. Afinal de contas ao chegar no Brasil terá como pegar um táxi de volta pra casa. (É...eu já errei nesse cálculo também rs)
Arrumando a Mala...
Essa aqui é a pior parte sem dúvida. Todo mundo odeia, todo mundo acha que demora horrores, todo mundo acha um saco.
Minha sugestão ? Pense sempre : Faça isso logo ou você não vai viajar. Eu também penso uma outra variável do tipo : Se você quer viajar então faça mala. Sem mala, sem viagem.
Sim, eu tenho amigos que fazem a mala faltando 2 horas pra viajar. Parabéns pra quem consegue fazer isso e não esquecer de nada (0% dos meus amigos não esquecem alguma coisa neste método).
Eu costumo reservar o final da última noite em casa ou no Brasil para fazer isso. Sim, eu poderia fazer antes. Mas acho que a memória está mais fresca para não esquecer nada. Ou...quando a viagem é mais longa (quase 1 mês) e requer mais cuidado com a preparação, passo 1 semana arrumando. Para fazê-la em 1 dia, pensar em tudo que está faltando e eu não tenho em casa e preciso comprar e um 2º dia pra finalizar o que faltou. As vezes não é só coisas que não tenho em casa, mas roupas que não estão prontas (estão molhadas ou não estão passadas, por exemplo).
Agora sim, vamos começar a fazer a mala num guia passo-a-passo de como fazer uma mala "sustentável".
1 - Sempre coloque as calças como a base da sua mala para ela não desmontar. Eu costumo colocar calça jeans como a primeira etapa, calça de tactel a segunda e calças de linho (se for o caso) em terceiro. Qual a posição da calça? Sempre na Horizontal acompanhando o sentido da mala. Acredite, lá na frente isto vai fazer diferença.
A base: A Calça jeans. Repare que se você deitar a foto , a calça estará na horizontal no mesmo sentido da mala. |
Calca de tactel/neoprene. Acredite se quiser, existe uma calça jeans embaixo dela. |
Bermuda Jeans em cima da calça de tactel e da calça jeans. Acho que agora já dá pra notar. |
Esse aí é meu shorte de pijama (vergonha). |
3- Acabaram-se as "calças" e agora ? Agora vêm as camisas. Como elas ocupam muito menos espaço eu vou colocá-las na "vertical". Sim, iremos fazer uma cruz com as roupas, isso vai ajudá-las a tranças bem e em caso de sacode e chacoalhada de mala em avião, ônibus etc. o máximo que irá acontecer com suas roupas será elas ficarem amassadas nas pontas. Gostou né ? ;-) . São anos de viagem pra desenvolver a tática ninja rs.
Repare que as camisas estão na "vertical" e estão cobrindo as calças,bermudas etc. E sim, eu faço 2 montes. Arrume eles como quiser , por exemplo: roupas de sair a noite de um lado e roupas do dia do outro. Mas separe a quantidade de camisas de forma igual. Se forem 14 são 7 para cada lado. Isso faz diferença na hora de fechar a mala.
4 - E depois das camisas ? A toalha caso você leve, e alguma roupa que não se enquadre na categoria parte de baixo (calças,bermudas,short...) e parte de cima (camisetas...). Neste caso eu coloquei a toalha.
Aonde vai o resto ? Vamos lá...talvez eu precise tirar foto disso na próxima viagem...ficou faltando.
Roupas íntimas e meias : Sabe aquela parte da mala que tem um zíper pra fechar. O verso da Tampa ?Pois então, é ali que eu costumo colocar meias ,calcinhas, sutiãs, biquini etc. E lá eu costumo criar uma divisão. Por exemplo: Meias do lado direito, calcinhas no centro e sutiãs com maiô do lado esquerdo.
Eletrônicos , tênis ,casacos etc...
Costumo colocá-los ao redor do espaço que sobrou. E acho que pelas fotos, e no caso desta mala dá para perceber o quanto de espaço tem nela né.
Dicas sobre tênis: Se você for só fazer aventuras de dia , leve apenas 1 par de tênis. Ok, 2 se vc acha que vai se estrupiar com lama e terrenos acidentados e precisar usar um step. Pq levar apenas 1 ? Para ir nos pés. Desta forma, você economiza espaço na mala e coloca menos peso nela.
Pronto! Aí está minha mala com casaco, roupas, tênis e se você observar direito, na parte de cima da foto aonde tem o tecido cinza tem uma "mancha" pink. São as laterais do meu maiô rs. Esta foi a mala que levei para o leste europeu. A última com minha mala Laranja brilhante pois , nesta viagem ela deu bandeira branca, pediu socorro e abandonou o barco. Uma pena...estava comigo desde 2006...e era minha fiel companheira, pau pra toda obra. Mas valeu a pena...cada uns dos 42 dólares canadenses que gastei nela (Pois é! Aqui seriam uns R$ 400 no mínimo!) fizeram valer e ter seu sentido. Ok, eu não deveria mas eu sinto saudades dela...era uma mala incrível! E na época nem existia essa onda de rodinha 360º rs.
Cadeado:
Passei a levar sempre um TSA lock. Aquele cadeado de losango vermelho.
Cadeado com Trava TSA (losango vermelho acima) |
Por quê eu uso esse ? Pelo seguinte: Este losango quer dizer que ele segue padrões internacionais de segurança (fechadurade cadeados e travas). E qualquer agente militar ou policial que trabalhe num aeroporto e possua uma chave TSA consegue abrir sua mala sem quebrar o cadeado, sem vasculhar a mala alheia em busca de substâncias ilícitas e deixá-la como se tivesse passado um tornado (neste ponto há controvérsias). Desta forma, acredita-se que o transtorno é muito menor o que o imaginado.
Então , acho que é isso. Prensa sua chave do cadeado num lugar aonde você não irá perder ou amarre um cordão de cor brilhante nele e boa viagem! Depois conte pra gente se gostou das dicas , se você faz diferente ou faz melhor. ;-) Existem milhões de formas de fazer uma mala de viagem. Espero que aproveitem.
Até a próxima! Yaaaaar! XD !
Nenhum comentário:
Postar um comentário