sábado, 18 de janeiro de 2014

Croácia : Primeiras impressões noturnas

Chegar na Croácia parecia coisa de filme...por acaso um garoto que estava indo para Zagreb avisou a todos que estávamos na nossa parada final.

O trem largou todos ali e seguiu viagem...na minha frente só havia uma estação de trem deserta , um monte de capim e trigo velhos e ...alguma luz. Pelo menos as primeiras imagens pareciam bonitas.

A fachada da estação de trem de Zagreb. Belíssima.

A Locomotiva ícone da estação de trem de Zagreb.
Dei muita sorte do meu albergue ser há exatos 5 mins. a pé da estação. E pelo que entendi estávamos no Centro de Zagreb.

As ruas do centro de Zagreb se assemelham com o ar de ruas de centro de cidade (dãaa). Desertas (nos finais de semana) , sem muita gente , uma suave sensação de perigo, alguns hotéis com pouca iluminação , até que você avista uma rua mais decente parecendo um lugar residencial. Era a rua Petrjnska. Aonde eu iria ficar.

O Zagreb Youth Hostel em si tem um nível muito superior que a tenebrosa experiência do Aventura Boutique Hostel em Budapest. Este aqui você pode ir na fé. O que falam bem dele é completamente real. Ambiente super espaçoso, quartos muito limpos, banheiro muito decente com 4 chuveiros para mulheres por banheiro feminino (e existe um por andar nos 5 andares do albergue) , horário de silêncio respeitado e...um elevador! Sim, não é preciso subir os 5 andares do albergue só de escada. Escadas essas longas e espaçadas, dificilmente você tomaria um tombo ali. Ou seja...um albergue civilizado e decente!

Eis o site da Associação de Albergues da Croácia : http://www.hfhs.hr/en/

E algumas imagens do Albergue de Zagreb : http://www.hihostels.com/dba/hostels-Zagreb-021008.en.htm

Chegando lá, o responsável pela recepção do Albergue sugeriu que o único lugar disponível para jantar era a espécie de shopping center subterrâneo ao lado da estação de trem. Isso já eram 10 da noite.

Bom...saí do albergue e entrei nos 2 bares em frente a ele. Eles diziam em suas placas Restaurant Bar. Significa dizer o seguinte : Eles não servem comida e nada que remeta a um restaurante. Apenas álcool.

Ahnnn... então por que está escrito que é restaurante ? Eu queria saber também. Se um dia você descobrir por favor entre em contato !

Lá fui eu de volta à estação de trem. Chegando nela virei a direita toda vida. É que você vai perceber fácil que existe um buraco no meio do caminho.

Aliás! Antes...

A Perseguição Punk

Uns 10 metros antes de chegar no shopping subterrâneo , havia um grupo punk em frente a uma belaaaaa praça.Me parecia super surreal. Algo vindo de filme mesmo. Ao menos...pra mim não é comum ver grupo punk no meio da rua. Bom...segui minha vida e deixei os punks seguirem as deles.

Desci a escada rolante do shopping e ali apareceu uma luz divina. Uma placa em croata dizendo que existe um Mc Donald há 200 metros de distância. Uhul !! Comidaaa !!!

E começo a andar na direção que a placa sugeria...quando...eu começo a sentir passos atrás de mim.  Quando olho...2 dos 5 punks estavam me seguindo.

Um menino louro e outro de moicano moreno. E só falaram em inglês : "These backpacks, these backpacks." De fato eu estava de mochila (Mas era This e não These...antas rs ) e às 10 da noite era a única no shopping subterrâneo naquele sentido.

Apertei o passo e eles idem. De repente , eles resolvem me ultrapassar e viraram num buraco à direita.

Aguardei. Não os vi mais. Fui até o buraco, não estavam. Fiquei uns 5 mins esperando que saíssem de algum lugar. Não sairam. Sumiram ? Foram embora ?

Procurei pelo Mc Donald não encontrei. Voltei pelo mesmo caminho. Afinal, não havia outro caminho para voltar.

Quando estou quase chegando na altura da placa do Mc Donald , lá vêm os punks de novo...e começam a andar lado a lado comigo...acelerei o passo, eles idem, eu parei. Eu não sei bem o por quê mas eles me acompanhavam e não olhavam pra mim. Quando parei , eles seguiram uns 5 passos.

Foi o bastante para eu virar no supermercado que havia à direita , colado na placa de Mc Donald.

Eu ainda olhei fora do supermercado e os vi meio perdidos pq eu saí da vista deles. E daí eles seguiram viagem.

Resolvi ficar uma meia hora dentro do supermercado. Olhei todos os itens possíveis e impossíveis.

Daí eu comprei uma garrafa dágua , meu item nº 1 de sobrevivência. E um pacote de Cheetos sabor amendoim .Pois é ! Diferente não ? E horrível hahahaha. Tem gosto de amendoim sim mas é ruimmmm que só!

Quando eu tava me dirigindo para o caixa para pagar lá estavam os punks...indo pagar uma maçã e uma água.

Eu não entrei no caixa. Aguardei eles pagarem. Penso que se quisessem causar confusão ali, estavam ferrados. Iriam chamar o segurança provavelmente.

Eles sairam do supermercado. Dei um tempo e ao invés de subir a escada rolante segui pro outro lado da placa do Mc Donald. Ali haviam 3 quiosques que vendiam pizza. E um café bar.

Eu fui direto no Café Bar. E lá só vendia álcool de novo. Eu ainda perguntei pro garçom se não vendiam café. E ele disse que não, com um certo ar de espanto. Vai entender...se alguém descobrir o por quê Café Bar não tem nada a ver com Café me avise !

Pois bem, acabaram minhas alternativas. Eu fui comer pizza. Ou achei que iria.

Pedi pra mulher do balcão um pedaço da pizza que eles estavam vendendo.

A mulher olhou pra minha cara , deu de ombros e me olhou falando algo em croata com a enorme sensação de : Azar o seu se você quer pizza. Não estamos abertos ! Mas haviam 2 pessoas na fila pagando !

Aí eu tentei ainda assim falar com ela em inglês. Ela simplesmente mostrou que não fala nada além de croata.

Eu tentei fazer mímica explicando que estava com fome. E ela olhou e me ignorou por completo !

Detalhe é que eu estava numa espécie de shopping center do lado da estação de trem principal da capital do país. Quantas pessoas você acha que passam por ali com fome ?

No fim, apareceu um menino bem mais novo. Com uns 20 e poucos, a mulher devia ter uns 40. E que me atendeu e em inglês. UFA !

Pedi 2 pedaços de pizza de calabresa e aquilo foi meu jantar. Diga-se de passagem que os pedaços eram ENORMES. Mas me deixaram com fome ainda assim...não sei se a massa é mais leve ou o que.

Na saída da pizzaria...

Os punks ! De novo!

Estavam parados esperando eu sair. Os 2 meninos.

Olharam pra minha cara como se quisessem dizer que estavam de olho em mim. E correram subindo as escadas rolantes.

Eu dei um tempo. Eles não voltavam. Pensei: Ok...eu vou ter que encarar eles de novo lá em cima. Simbora!

Nada...

Cheguei a superfície e não havia sinal de punk algum...sumiram!

Mas...um velho de uns 50 ou mais anos me parou. Me perguntou o que eu fazia naquelas bandas e daonde eu vinha.

Falei pra ele que era do Brasil e fui fazer turismo por lá.

Ahh pra quê... o velho agora queria conversar animadamente comigo por que nunca tinha falado com ninguém do Brasil. Até que ele falou : você pode me dar dinheiro ?

Eu falei que não. Aí ...ele muito cara de pau falou que não teria problema. A gente poderia ir para um café, tomar alguma coisa e então eu pagaria a conta. Mas veja só isso !!

Desconversei. Ele insistiu que fôssemos para um café para tomar alguma coisa.

Café este que eu já sabia que só teria álcool.

ROUBADA ,ROUBADA ! Apito gritando!!

Desconversei. Falei que não podia que estava indo dormir e estava indo embora do país já no dia seguinte.

E fui me afastando dele...ele me perguntou se eu não tinha nem 50 centavos pra dar pra ele.

Me fiz de surda.

Fui embora...olhando pra trás ,para os lados, para tudo quanto é canto. Receosa dos punks, do velho e do que mais fosse...

Entrei segura sã e salva no Albergue. UFA!

Resolvi então tomar um banho, me desfazer das 9 horas do trem tenebroso , da perseguição punk, da mulher que se recusava a falar outro idioma e me tratou mal...enfim...de tudo! Decidi que era hora de dormir e acordar segura no dia seguinte.

Welcome to Croatia !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário