Depois de uma experiência pesadíssima como a passada na Casa do Terror decidi que iria começar a parte boa da minha viagem. Sem espaço para questões familiares, guerra o que mais fosse. Meu planejamento inicial era passar 7 dias na Croácia com direito a Plitvice Park, ilha de Hvar, Dubrovnik, Zadar. Bom...não foi exatamente isso que aconteceu.
Para sair da Hungria e ir para a Croácia , acredite se quiser, de avião pela KLM custaria R$ 2.500 para um vôo de 50 mins se isso ! E isto pq era a única companhia que fazia o trajeto direto. A Ryan Air e a Easy Jet até fazem o trajeto se você desviar pela Inglaterra ou outros países. Sem dúvida que iria pagar 20 euros. Mas poooo 20 euros pra fazer turismo de aeroporto...não obrigada!
A alternativa era fazer o clássivo europeu. Andar de trem. Eu estava empolgadíssima por todos os relatos que já tinha ouvido na vida e os filmes que têm histórias por lá.
E lá vamos nós de novo para mais uma jornada fantástica mas, dessa vez no sentido negativo da palavra.
Eu tinha planejado esse circuito Hungria-Croácia antes de sair do Brasil. E portanto comprei no site www.raileurope.com.br a passagem de trem por lá. Meu conselho ? Não faça isso ! Eu paguei em torno de 40 euros para um trecho. Eram 30 euros da passagem e o restante de taxas. Pois bem, se você comprar na hora na própria estação de trem ou mesmo no dia anterior mas, na estação de trem, irá pagar 19 euros na mesma e sem taxas. Convenci !?
Deli Palyudvar - Deli PU (Estação de Trem Deli)
Meu trem sairia da Deli Palyudvar em Budapeste rumo à Zagreb. Vulgo estação Beli PU. Peguei um táxi do hotel que eu tava pois, estava com a mala pesada. O táxi saiu algo em torno de 6.000 HUF o que dá uns 20 euros. E levou em torno de 20/30 mins pra chegar lá. É uma estação que fica no lado de Buda , a parte menos turística da cidade.
Depois , chegando na Deli PU descobri que a linha de Metrô M2 (vermelha) tem seu ponto final na própria Deli PU. Acontece...
A Deli PU é uma estação de trem que precisa de reforma estética urgente. Ela é pior que as estações rodoviárias do Rio ou de São Paulo. Pois é...fiquei chocada quando descobri que a Novo Rio é mil vezes mais "luxuosa" e moderna do que lá.
A estação tem 2 andares. O primeiro com o acesso do metrô, algumas lojinhas que parecem coisas da Uruguaiana ou da 25 de Março , um suposto balcão de informações aonde a mulher só sabe dizer para seguir para o 2º andar para pedir informação e as escadas cavalares para se chegar aonde saem os trens.
Como saber qual a plataforma que sai o seu trem ? Bom...eles tem uns painéis de vidro com cartazes enormessss com uma letra de tamanho 4. Lá está a tabela com todos os horários do ano para todas as cias de trens e seus horários.
Sim...existe um painel mais eletrônico na estação que lembra aquele quadro de avião com atualização de vôos mas que raramente é atualizado. Ou melhor...até é. Mas sempre com alguns bons minutos de atraso. Ou seja, confie na tabela de papel presa no quadro de vidro a moda antiga. Acredite, aquele negócio funciona e bem !
O 2º andar da estação é tão ou mais decadente que o 1º. Ele tem uma meia dúzia de barraquinhas que parecem um podrão , todas vendendo pizzas, hamburguer e coca por cerca de 2 à 5 euros. Pelo menos o preço é bom já a qualidade...
Vejam se isso não parece uma estação de ônibus daqui do Brasil. Em nada lembra aquela imagem luxuosa que temos de trem na Europa.
E aqui começam meus problemas.
Meu trem estava previsto para sair às 12:50 e chegar por volta das 19 horas em Zagreb.
Pois bem...não rolou.
Não rolou por que o trem, da cia Máv-Start, estava na estação 2 horas antes do horário previsto. E quando os passageiros embarcaram o trem quebrou.
Se liga: Se você pedir para um funcionário da estação de trem colocar as malas no alto de sua cabine ele vai te pedir dinheiro por isso. Pediram pra mim e eu falei pra deixar pra lá. Eu mesma colocaria a minha no alto.
Voltando ao trem quebrado. O motorista disse que os últimos vagões não estavam funcionando bem e teria que descarrilhar o trem para pegar um trem que funcionasse. Ok.
Esperamos por 20 minutos até chegar o novo trem. Esta era a minha sensação por lá:
Não se iluda. Este trem bonitão verde e amarelo não era o meu. |
Depois de 20 mins chegou um trem com ares meio catastróficos pra gente. Mas ainda assim ele aparentava ser menos pior do que o trem quebrado. Bom...que comecem os problemas !
Devido ao atraso eles tiveram uma idéia brilhante de juntar a linha 498 com a 204 que iria rumo à Zagreb. E colocar todos os passageiros de ambas as linhas num único trem.
Daí...quando cheguei na poltrona que comprei para sentar havia uma mulher inglesa da linha 204. E eu fui reclamar com o funcionário do trem. Sabe o que ele fez ? NADA. Exatamente isso. Ignorou por completo o fato que eram 2 linhas e nem pra me arrumar um lugar.
O trem obviamente estava lotado. Sobraram uns poucos lugares em pé da 3ª classe ou sei lá que nome se dá...isso mesmo !
No final, pelo menos umas 50 pessoas estavam sem assento. Algumas de fato não tinham reservado lugar mas outras não.
Acabei viajando por 9 horas sentada no chão de um vagão de trem com um grupo de brasileiros, duas neo-zelandesa
+
um monte de holandês, 1 alemão e 1 croata.
Eis o aspecto lindo do nosso trem:
Inacreditável não ?
Descobri também ao longo da viagem que meu trem era um trem parador. Ou seja, além do atraso levávamos um bom tempo para acelerar a viagem. E como saber em que ponto da viagem estávamos ?
Era só seguir ou tentar seguir esta indicação com as cidades principais. E digo que ao final era só tentar seguir mesmo. Pois, haviam diversas paradas não anunciadas e com o calor de 40 que fazia , mais a lentidão , mais o bate bate do ferro do vagão na sua bunda entre outros...você já não sabia mais aonde estava, se chegaria ao ponto final ou o quê.
Parecia até que eu tinha adivinhado que era pra tomar banho antes de sair de Budapeste pois , durante um bom tempo eu não veria água na minha frente.
O trem tinha de fato um serviço de restaurante mas algo...tão bom quando a barraquinha da esquina. Você pagava pra um cara que parecia estar com sua mãe vendendo sanduíche pra ganhar um trocado e aguardava o seu ficar pronto. Eles também vendiam bebidas. O preço era justo. Algo em torno de 1 à 3 euros e eles aceitavam quase qualquer moeda. Trabalhavam com euro, dólar, Forint, Kuna , etc...
Agora...se você quisesse ir ao banheiro...pre-pa-ra! O nível do banheiro é o mesmo daqueles imundos que a gente encontra por aí afora. Da pior qualidade possível.
Eu me perguntei a viagem inteira do por quê de falarem que trem europeu é ALGO de outro mundo. No sentido positivo. Mas pra mim até o momento era de falto ALGO de outro mundo, no pior sentido possível. Parecia que eu estava pegando trem no Rio de Janeiro.
Acho que pior que isso tudo era a volta...que seria feita da mesma maneira.
Pelo menos a paisagem era bonita e colocar o rosto pra fora pra tomar ar era um bom negócio. Vejam um pouco da paisagem entre Hungria e Croácia passando pelo interior dos dois países.
Trem da Época da União Soviética que ainda é usado a pleno vapor por lá. Todo em russo e alemão. |
Por fim, depois de ver o dia anoitecer cheguei em Zagreb! Ufa! Eu só queria banho, comida e cama. Até a próxima!
Próxima Parada: Zagreb - Primeiras impressões a noite.
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