O Plitvice Park é uma das belezas naturais mais surreais do mundo.
Isto acontece por conta de um fenômeno MUITO similar ao que ocorre em Bonito-MS. Se você nunca foi a Bonito...vá. Pois, está perdendo MUITA coisa.
A água do local é repleta de calcário que cai das rochas que compõe a vegetação dos rios. O sol bate na água que reflete o calcário e te dá a sensação e realidade que você está num paraíso. Rios com mais de 7 tons de água que vão do transparente ao azul turquesa passando por todas as tonalidades de verdes e azuis que você nem sabia que existia!
É um negócio de louco.
A Croácia é um país que junto com a Eslovênia, é considerada o mais sustentável da Europa. Significa dizer que todo o país está em equilíbrio com a natureza e que o que o homem consome não depreda a natureza de forma prejudicial.
Com o Plitvice a idéia não foi muito diferente. Você pode visitá-lo quantas vezes quiser. Só é proibido mergulhar. Eles consideram que para o parque manter sua beleza natural é preciso não haver contato humano. Para isso existem trilhas e caminhos próprios para humanos e até cachorros.
O Parque em si é de tamanho mediano mas dá pra dar uma canseira.
Eu em quase 9 horas não consegui percorrer ele por completo mas fiz a maioria do percurso.
O Plitvice Park tem 3 entradas principais. Uma delas em Plitvica , cidade que dá nome ao parque. De lá é possível chegar a Zadar que está há 1 hora e meia de distância do parque. Mais ou menos o mesmo tempo de distância da capital Zagreb.
Ao longo da região é comum ter casas para temporada, pessoas que começam a viagem em uma cidade e terminam em outra e pessoas que simplesmente passam o dia visitando.
Como conseguir um passeio para Plitvice Park ? É mole ! Pergunte na recepção do hotel ou albergue que você irá ficar. A chance dele ter o passeio é de 99.9%. É como se fosse visitar o Cristo Redentor no Rio. Todo mundo que trabalha com turismo sabe indicar como chegar.
O Passeio em si é caro mas vale muito a pena.
Paguei 290 Kunas. 100 kunas para o Plitvice Park e 190 pela van, pelos ingressos e pelo motorista ficar nos esperando. Sim...ele nos deixou lá às 10 da manhã e só saímos do parque às 17 horas. O que foi muito melhor para todos. Cada um fez o passeio do seu jeito no seu ritmo. De quebra...qualquer motorista de van ou ônibus de turismo tem preferência pra comprar os ingressos. Ele entra numa fila especial , leva todo dinheiro e acabou.
Sugiro fortemtente fazer desse jeito. Do contrário você vai ficar mais de 2 horas na fila só para comprar o ingresso e entrar !
Nosso motorista da van levou 30 mins e conseguiu os ingressos em mãos.
100 Kunas são 13.46 euros. E não...eles não aceitam euros por lá.
290 Kunas são 39.03 euros.
Em resumo ? Valeu muito o passeio !
Me senti tãooo em paz e tãooo bem! Que compensou os dias tenebrosos que tive desde minha saída da Hungria.
Dica inteligente dos Croatas: Dentro do Plitvice Park no limite das trilhas 1 e 3 existem 2 restaurantes para comer. E possuem um enorme espaço para sentar e comer. Um deles é mais pra fast food o outro é mais pra restaurante. Não é muito difícil descobrir aonde fica pois, ele está localizado na entrada ou saída (depende de qual trilha vc vem) dos passeios gratuitos de barco (já inclusos no preço do passeio).
A outra dica: Se você não comeu nos restaurantes dentro do parque, não se preocupe. Do lado de fora, pelo menos no lado de Plit e mais próximo à Zagreb (a entrada 1 do parque) eles possuem um restaurante também ,sorveterias , lojinhas de souvenir entre outros. Eu mesma comi em um desses restaurantes um prato bem alemão. Salsichão com purê de batatas , mostarda com mel e pão. E um refrigerante. Não vá esperando sugestões muitoooo saudáveis por lá por que é quase impossível. Mas dá pra viver bem.
Fiquem com as fotos. Eu devo ter umas 500 sem exagero. Vou postar apenas umas 100 rs. Quem quiser mais é só pedir rs. É isso aí!
Próxima Parada: Retorno à Hungria e rumo à Austria!
Nenhum comentário:
Postar um comentário